Na mídia e no vídeo
As Guerreiras da Floresta
Há cinco anos um grupo de 32 mulheres do povo Guajajara atua na defesa da terra e na preservação da cultura indígena. Elas são as Guerreiras da Floresta, como diz Marcilene Guajajara, coordenadora da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (Coapima). O grupo de mulheres, que atua em defesa do meio ambiente, vive na aldeia Maçaranduba, na Terra Indígena Caru, no estado do Maranhão. Neste documentário, elas contam como fazem o trabalho de monitoramento na defesa do território, que possui 173 mil hectares. Como fortalecem a luta em defesa da Mãe Terra, juntamente com os homens Guajajara, que são os Guardiões, combatendo a entrada de madeireiros, caçadores e “tiradores” de estaca, na defesa das terras e do rio Pindaré. Esse rio passa pela aldeia Maçaranduba e, também vem enfrentando todo tipo de ameaça que atinge a mata, considerada sagrada pelos povos que ali habitam. No documentário, o jornalista Erisvan Guajajara entrevistou as Guerreiras Guajajara: Marcilene, Raimunda, Christiane, Paulinha, Maísa, Lucilene, Cleudimar e Lemilda.
Ficha técnica:
Roteiro e reportagem: Erisvan Guajajara
Direção: Erisvan Guajajara
Edição: Erisvan Guajajara/Mídia índia
Música: Guajajara
Documentário parte do projeto “Olhando por dentro da Floresta Amazônica”.
Traçando Novos Caminho para o Bem Viver
Este documentário narra a trajetória do projeto Traçando Novos Caminhos para o Bem Viver, executado pelas Guerreiras da Floresta da Terra Indígena Caru (MA), em parceria com a associação Wirazu e Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), com apoio da Rede Comuá. A iniciativa tem por objetivo contribuir para a gestão e proteção ambiental e territorial, por meio do fortalecimento das ações de sensibilização desenvolvidas pelas Guerreiras da Floresta no entorno da Terra Indígena Caru. O projeto oferta aos povoados do entorno da TI Caru uma pequena linha de financiamento via microprojetos, para desenvolvimento de iniciativas produtivas como hortas, roças e frutíferas/quintais; reflorestamento/viveiros e pequenas criações de animais de pequeno porte. A ação se configura numa importante ajuda para essas comunidades a fim de que desenvolvam suas atividades produtivas, ao mesmo tempo colaborem com a conservação ambiental e os meios de vida dos territórios indígenas.
Realização:
Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN
Modern technology helps Amazon tribe combat illegal poaching
Reportagem do canal inglês Channel 4 sobre os Guardiões da Floresta e as Guerreiras da Floresta; e o uso de tecnologias no trabalho de proteção do território.
They have traditional dances, bows and arrows, the songs and the warpaint. But the Amazon Guajajara tribe also have cameras, mobiles, drones and GPS trackers. The fight to confront illegal poachers and loggers in the Amazon is one which affects us all because the vast Amazonian forest is vital to global climate control. In our second of two reports from Brazil, we travelled to the state of the Maranhao to the Caru Indigenous Reserve to discover how technology, public relations and the voice of women are empowering this indigenous tribe to protect our planet’s largest rainforest.
Realização:
Channel 4 / Inglaterra
Entrevista com Rosilene Guajajara
Entrevista com Rosilene Guajajara sobre o trabalho das Guerreiras da Floresta dentro da terra indígena Caru.
Realização:
Guerreiras da Floresta
Apresentação das Guerreiras da Floresta
Apresentação de canto e dança das Guerreiras.
Realização:
Guerreiras da Floresta